sábado, 28 de novembro de 2015

Se dizemos que amamos Aquele que Ama, amamos o que Aquele que Ama fez

Em Poluição e a Morte do Homem, meu amigo Francis Schaeffer disse: "A morte da "alegria" na natureza está conduzindo à própria morte da natureza." Se não podemos resolver os problemas ecológicos, vamos perecer. A nossa sociedade jamais faria isso se tivesse a cosmovisão da Teologia Criacional. O homem é mais que a grama. E é por isso mesmo que sua missão é cuidar da Criação. Não é o Panteísmo nem o Cristianismo pobre/moderno que tem a solução. 

Francis Schaeffer sempre será lembrando como um dos gigantes do século 20. Sobre a poluição e a morte do homem, disse que nós devemos usar a natureza, mas não como se ela fosse nada em si própria. Em Romanos 8. 19 - 23, Paulo diz que a natureza também será redimida junto com o homem. Ao homem foi determinado o domínio sobre a natureza, mas não é soberano sobre as ordens inferiores da criação (Gn 1.28). Somente Deus é Soberano e o verdadeiro Possuidor do Universo. O homem solicita e usa o animal, a planta e a máquina. O animal come a planta e/ou outros animais. A planta utiliza a porção mecânica do Universo criado. Cada coisa na Criação de Deus utiliza a coisa que Deus fez abaixo dela. 

Por causa da Queda, o homem caído de seu estado original abusa desse domínio e prostitui-se em tirania, desprezando a mulher e a natureza. Quer seja a pressa de tentar remendar as coisas ou a própria ganância, a depravação humana acaba devorando a natureza. Se dizemos que amamos Aquele que Ama, amamos o que Aquele que Ama fez. 

Por Luciana Figueirêdo


O rio Doce é um rio brasileiro da Região Sudeste do país, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Com cerca de 853 km de extensão, seu curso representa a mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado!