sábado, 20 de junho de 2015

VISÃO UNIFICADA DA VIDA

Terça-feira, 10 de setembro de 2013 (antigo blog)


Vi muita coisa estranha no curso de Pedagogia. Uma delas é que eu deveria ter uma postura que subtraísse da educação toda base de religião. Como? Todos nós somos seres religiosos. Isso não é opcional, mas natural. Todo ser humano confessa uma crença. Ateus também são religiosos. Eles creem em teorias não provadas e isso é fé. O verdadeiro conhecimento não se divorcia de seu Senhor. Não podemos desintegrar o conhecimento ao ponto de ignorar o Transcendente. Deus doou graciosamente dons para todos os seres humanos. Esses dons naturais devem ser treinados e o conhecimento comunicado coerentemente com a realidade.

Sou professora há mais de 10 anos. Conheci muitas crianças: extrovertidas, tímidas, cheias de dons naturais doados por Deus, mas muita indisciplina e arrogância também.

O ser humano não é um ser neutro, nem um produto do meio. A humanidade já nasce submersa em pecado, inclinada para o mal. Todos nós precisamos ser submetidos à correção e disciplina. A pedagogia contemporânea, sobre premissas errôneas, contraria a visão unificada da vida de nosso Criador com filosofias humanísticas que defendem a neutralidade ou a bondade natural do homem.

A psicologia educacional está mergulhada nas observações subjetivas de diversos teóricos, um contraste com a visão bíblica reveladora e verdadeira do Deus da Bíblia Sagrada. O princípio bíblico da depravação, pecaminosidade humana, deve ser proclamado nas diversas áreas de influência da sociedade. Crianças e adolescentes deixados "às inclinações naturais", sem correção e diretrizes, constroem uma base equivocada da realidade, resultando em indisciplina, irresponsabilidade e imoralidade.

Para onde vai a educação brasileira?

Luciana Figueirêdo

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