quarta-feira, 3 de junho de 2015

A falibilidade que me humaniza

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)

Conhecimento é a busca pela verdade. Errar é humano. Reconhecer o erro deve ser um ato mergulhado de luta insistente contra ele, mas não elimina a possibilidade de cometer novos erros (honestamente). Mesmo rezando um texto instrucional (Bíblia, Gramática da Língua Portuguesa, Constituição Brasileira, etc.), podemos ser solapados pela vulnerabilidade humana. Mesmo sendo poderosa e rica ninguém pode garantir a sua própria existência ou a duração dela. “Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago destaca que há limites e que a nossa própria razão obscurece pela ilusão do preparo e planejamento pessoais. Mas o fato de organizar a vida através de um arcabouço diário de metas não deve ser jogado fora, claro.  Reflito na ação de ser resiliente diante da pequenez existencial. Não só os talentos, mas meus limites também propagam quem eu sou. 

Acredito que já estou distante do perfeccionismo que calcei com sapatos moralistas em certo tempo de minha vida. Mas quem disse que a angústia não tem um mal cheiro desse calçado? Amar a verdade esmurra nosso ego. Eu sei que "o indivíduo se assemelha ao que ele reverencia, quer para sua ruína, quer para sua restauração".*  

A solução cristã é: Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmos 125:1) 


Em resumo, o ser humano não é infalível. O reconhecimento desse fato é que me faz ser mais tolerante e resiliente. 

“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:21)



*Citação tirada do prefácio do livro Você se torna aquilo que adora, de G. K. Beale, Editora Vida Nova.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado!